Síndrome do Manguito Rotador
- Vitória Alves
- 4 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
O manguito rotador (MR) é um grupo de quatro músculos que envolvem a articulação do ombro e seus tendões. São eles: Supraespinhoso; Infraespinhoso; Redondo menor; Subescapular. As funções do MR são: promover a estabilidade na articulação, auxiliar e atuar em todos os movimentos do ombro como: abdução, adução, flexão, extensão, elevação, rotação interna e externa.

A síndrome do manguito rotador pode estar associada a lesão da bursa denominada bursite, que é uma bolsa lubrificante que tem a função de facilitar o deslizamento dos tendões do manguito rotador no ombro. E ou a lesão do tendão, neste caso a tendinite que é uma inflamação do tendão, e pode acometer 1 ou mais tendões sendo os mais acometidos a lesão nos tendões supraespinhal e infraespinhal.
Os principais sintomas relacionados à síndrome do manguito rotador são dor persistente no local e limitação ao movimento
O diagnóstico é realizado por meio da avaliação clínica e física minuciosa e por exames de imagem complementares como a ressonância magnética.
Diante da avaliação é de extrema importância que se trace um plano de tratamento em cima dos dados obtidos, sendo indispensável a redução da dor, uma vez que um paciente com um quadro álgico não conseguira realizar exercícios, sendo assim possível o uso de recursos complementares como ultrassom, laser, técnicas de terapias manuais que aliviam as tensões musculares e auxiliam na liberação das articulações envolvidas.
Fique atendo pois a boa funcionalidade do ombro depende da atividade harmoniosa entre os 4 tendões do manguito rotador. Lembrando que cada tendão exerce uma função principal, além de auxiliar em outros movimentos:
Supraespinhal: atua na abdução (abertura) e elevação do ombro, importante na estabilização do ombro.
Infraespinhal: responsável pelos movimentos de rotação lateral do braço
Subescapular: responsável pelos movimentos de rotação medial e adução “fechar” do braço.
Redondo menor: auxilia principalmente no movimento de rotação lateral do braço
Sendo assim, um dos músculos enfraquecido ou lesado poderá comprometer a estabilidade e ou sobrecarregar outros músculos, comprometendo o movimento do ombro, deixando as estruturas articulares e musculares mais propensas a sofrer lesões, principalmente na funções laborativas e ou esportivas que envolvem grande amplitude de movimento, força e ou grande impacto.
É necessário iniciar o processo de fortalecimento da musculatura do manguito rotador, mas é muito importante saber quais os exercícios específicos a serem realizados e o melhor momento de iniciar a reabilitação, visando promover melhor funcionalidade e qualidade de vida ao exercer suas atividades diárias, trabalho, esportivas e lazer.
Comments